Como a energia solar é transformada em energia elétrica
- WEX Energia Solar
- 5 de mai. de 2022
- 4 min de leitura

Com o avanço das tecnologias de produção energética, a energia solar tem ganhado destaque e vem sendo reconhecida como uma alternativa limpa e econômica. Sua facilidade de instalação tem tornado essa tecnologia cada dia mais acessível aos cidadãos. Por isso, temos que entender como funciona a tecnologia dos painéis solares.
Em toda a história da humanidade é possível observar que todos os processos que ocorrem nesse planeta são norteados e impulsionados pela radiação solar, o que possibilitou não só a vida na Terra, mas impulsionou grandes descobertas como o relógio de sol na antiguidade e agora a produção energética limpa e eficiente.
A energia solar usa a radiação do sol como principal fonte de produção, sendo uma fonte inesgotável, não poluente e de fácil captação, ela contribui para a possibilidade de um futuro de total autonomia energética.
Existem dois métodos para a captação de energia solar, a tecnologia fotovoltaica e heliotérmica. Neste post explicamos a ciência por trás da tecnologia fotovoltaica.
A ciência por trás do efeito fotovoltaico
Para que você aproveite um dia ensolarado para produzir energia é necessário que você adquira um kit solar. Existem dois tipos de sistema: on grid e off grid, cada um exige um tipo de kit diferente, com mais ou menos equipamentos.
Um kit de energia solar normalmente contém:
● Painel solar;
● Inversor fotovoltaico;
● String Box;
● Estruturas de suporte;
● Cabeamento;
● Baterias;
● Controlador de carga.
Os painéis solares são os responsáveis por converter a energia do sol em energia elétrica.
Então vamos à explicação física do fenômeno.
Essas placas são compostas por silício, o segundo elemento mais abundante na terra e que é um elemento semicondutor de energia.
Os painéis solares são uma espécie de sanduíche de silício modificado. Uma camada é tratada com fósforo e a outra com boro. Essas camadas ficam uma com carga positiva e outra com carga negativa. Juntas, as camadas recebem os fótons dos raios solares que agitam os elétrons das placas, provocando o trânsito de elétrons entre os polos positivo e negativo, causando assim o chamado efeito fotovoltaico.
Por ser um sistema de transformação fechado, nenhuma energia se perde sendo gerada uma corrente de energia elétrica que por sua vez é transportada para outro equipamento, o inversor. Esse equipamento é o responsável por colocar a energia elétrica em corrente alternada para que possa ser distribuída no quadro de luz e posteriormente na residência.
Simplificando, a energia solar é transformada em energia elétrica quando as partículas solares denominadas fótons entram em contato com os átomos de silício dos painéis solares.
É fascinante quando a tecnologia e a natureza se unem para trabalhar por nós. O Brasil tem alto potencial fotovoltaico devido a sua privilegiada localização geográfica e seu clima. Por isso, a energia solar está em expansão e o retorno é garantido. Tudo graças a fonte inesgotável, natural e gratuita que é o sol.
Instale um sistema de energia solar seguro e eficiente
Agora que você já sabe como funciona o efeito fotovoltaico e como a energia solar é transformada em energia elétrica, que tal testar as vantagens dessa tecnologia na sua residência?
Para começar, você sabia que um imóvel com sistema de solar vale até 60% mais e tende a ser vendido mais rápido? Isso acontece porque as pessoas visam a economia futura que o sistema solar proporciona. E que economia! Após a instalação de um sistema de energia solar, sua conta de energia elétrica pode sofrer redução de 95%, isso significa que você pagará apenas a taxa mínima da concessionária.
Mas atenção, a Câmara dos deputados já aprovou uma nova lei para garantir a cobrança de taxas de distribuição, de degradação dos equipamentos da rede de distribuição e do custo de manutenção do serviço para quem usa sistema de energia solar. As novas regras passam a ser aplicadas pela ANEEL - Agência Nacional de Energia 12 meses após a data de publicação da nova lei. Por isso, quem instala seu sistema de energia solar antes da publicação da nova lei tem uma vantagem, o não pagamento de taxas.
Além da economia, a energia solar é limpa e contribui para a descarbonização do planeta, isso é, não usa combustíveis fosseis e, portanto, evita a emissão de gases do efeito estufa.
Com energia solar sua casa í mais sustentável, eficiente no consumo de energia elétrica enquanto reduz seu rastro de carbono e poupa dinheiro. Outra grande vantagem de usar a energia solar é o custo-benefício. Os equipamentos têm vida útil de 25 anos e se pagam em no máximo 2 anos. Além disso a instalação é rápida e simples não requer nenhum tipo de reforma no seu imóvel, seu funcionamento é totalmente silencioso e a manutenção deve ser realizada a cada 6 meses.
Energia solar oferece o melhor custo-benefício e eficiência energética para o seu imóvel, ainda mais se considerarmos o potencial energético do Brasil nesse setor. Nosso país tem sol a maior parte do ano. Já pensou na economia para seu bolso?
Limpa, renovável, sustentável e econômica, tudo isso faz da energia solar o melhor investimento para seu imóvel, seja ele residencial ou industrial.
Agora que você já sabe como funciona e as vantagens da energia solar, é hora de testar essa tecnologia, na prática!
A Wex Energia Solar, é uma empresa certificada pela Intelbras é especialista em energia solar fotovoltaica. Localizada em Ribeirão Preto, atende clientes de todo interior de São Paulo e fora do estado.
Fale com um de nossos especialistas
Comentários